Industria Hubner Metalurgica Foto Gilson Abreu


O faturamento da indústria brasileira cresceu 5,1% entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Somente em julho, houve aumento de 0,4% frente a junho, mas uma queda de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O mercado de trabalho também apresentou sinais positivos. O emprego industrial subiu 2,3% no acumulado do ano e manteve crescimento em julho, tanto em relação a junho (+0,2%) quanto a julho de 2024 (+2,3%). Para a CNI, o ambiente de baixa no desemprego tem pressionado os rendimentos, em linha com o desempenho geral da economia.

Apesar dos avanços, a utilização da capacidade instalada (UCI) continua em queda. O índice chegou a 78,2% em julho de 2025, queda de 1,6 ponto percentual frente ao mesmo mês do ano anterior. Desde abril de 2024, quando atingiu 79,7%, o indicador mostra trajetória de retração.

Segundo a CNI, o principal fator que explica a redução da UCI é a manutenção da política monetária restritiva. Os juros altos diminuem o crédito e reduzem a demanda, impactando diretamente o ritmo da produção industrial no país.

Comentários desabilitados